Eletrostáticos

Os filtros que utilizam meios filtrantes de fibras grossas dependem de trocas eletrostáticas para aumentar sua eficiência na remoção de partículas finas. Meios filtrantes de fibras grossas são normalmente escolhidos devido a seu baixo custo e baixa resistência ao fluxo de ar. Todavia, esses filtros com freqüência perdem sua carga eletrostática com o passar do tempo, porque as partículas capturadas em sua superfície ocupam as posições carregadas, neutralizando, portanto, sua carga eletrostática.

"Alguns meios filtrantes de fibras de filtros de ar têm cargas eletrostáticas que podem ser tanto naturais quanto fixadas ao meio filtrante durante a manufatura. Tais filtros podem demonstrar uma alta eficiência quando limpos e uma queda na eficiência durante seu ciclo de uso real. A etapa de condicionamento inicial do procedimento de carga de pó descrita nessa norma pode afetar a eficiência do filtro, mas não tanto quanto seria observado em operação real. Portanto, a eficiência mínima durante o teste pode ser mais alta do que aquela alcançada sob condições reais de uso."

Esse parágrafo indica claramente que os especialistas em filtros de ar reconhecem o efeito que o tempo tem na eficiência dos filtros que dependem de cargas eletrostáticas passivas. Além disso, revela-se nesse parágrafo a preocupação por potenciais resultados imprecisos dos testes que podem ocorrer quando as normas são aplicadas em filtros de fibras grossas que dependem de uma carga eletrostática.

Electrostatic attraction

Contato

(19) 3847-8810 sac@camfil.com

Para mais informações
KEEP UPDATED!

Subscribe to Camfil newsletter