Air Filter Testing

Teste de Filtros

desempenho de um filtro de ar é geralmente avaliado com base em quatro parâmetros:

  • Eficiência na remoção de contaminantes
  • Capacidade de retenção de contaminantes
  • Resistência ao fluxo de ar
  • Segurança em relação à resistência ou propagação de fogo e fumaça

A eficiência na remoção de contaminantes é testada desafiando-se o filtro com contaminantes na entrada do filtro e medindo-se o resíduo desse contaminante na saída do filtro após a passagem pelo meio filtrante. Vários métodos e instrumentos foram desenvolvidos para forçar o ar pelo filtro, para manter o filtro em posição, para gerar e dispersar o desafiante e para medir o mesmo na entrada e na saída do filtro.

A capacidade de retenção de contaminantes é determinada pela medição da massa de contaminantes removida antes que o filtro chegue a sua máxima pressão diferencial (no caso de filtros de partículas) ou antes que o contaminante passe pelo filtro (no caso de um filtro de gás). A resistência ao fluxo de ar é determinada através da medição da pressão do ar na entrada e na saída do filtro e a posterior comparação entre esse dois valores. O valor da resistência ao fluxo de ar deve ser acompanhada do valor da velocidade do fluxo de ar para que se possa realmente avaliar o desempenho do filtro.

A segurança numa situação onde um filtro é exposto a chamas é medida pela sua resistência ao fogo quando nenhum outro combustível está presente (o filtro sendo, portanto, uma fonte de combustível), a quantidade de fumaça gerada pelo filtro e a liberação de faíscas pelo filtro quando exposto ao calor de uma chama.

Safety in a situation where a filter is exposed to flame is measured by its support of fire when no other fuel source is present (the filter is therefore a fuel source), the amount of smoke generated by the filter, and the release of sparks by the filter when exposed to the heat of a flame.

Contato

(19) 3847-8810 sac@camfil.com

Para mais informações
KEEP UPDATED!

Subscribe to Camfil newsletter