Specifications and Regulations

Testes de Filtros de Ar

Técnico da ASHRAE Nada é totalmente preto ou totalmente branco. Um filtro perfeito seria aquele que alcançasse 100% de eficiência em relação aos contaminantes-alvo, consumisse zero de energia e durasse para sempre. No entanto, esse filtro ainda está para ser inventado.

A eficiência dos filtros, sua capacidade de retenção de pó e a pressão diferencial podem ser medidas de muitas maneiras, além do desempenho do filtro mudar com o passar do tempo. O desafio imposto aos filtros de ar muda conforme o ambiente dentro e fora de um edifício muda. Muitos métodos de testes de filtros de ar têm sido desenvolvidos por várias organizações para que se possa prever o desempenho dos filtros em uso e comparar o desempenho entre filtros de ar de modelos diferentes.

É importante entender a complexidade de diferenciar os filtros de ar. Muitas variáveis influenciam os resultados de um estudo comparativo, algumas das quais são óbvias e outras que não o são. A maioria dos filtros de ar ficarão em um sistema por meses ou mesmo anos. No entanto, o teste desses filtros geralmente dura apenas alguns minutos ou horas. Durante sua vida, um filtro de ar irá passar por dúzias ou centenas de mudanças no ambiente, como por exemplo, temperatura, umidade, velocidade da vazão e carga de partículas. Apesar disso, os testes de filtros com freqüência ocorrem num ambiente controlado. Adicione a isso o projeto imperfeito dos métodos de teste e as várias motivações das pessoas que os desenvolvem e você chegará à conclusão de que precisa entender a fundo como interpretar os resultados de qualquer teste de filtro de ar apresentado a você antes de utilizar esses resultados para tomar decisões importantes.

Organizações envolvidas em estabelecer normas de filtragem e métodos de testes incluem:

  • ASHRAE (Associação Americana de Engenheiros de Aquecimento, Refrigeração e Ar Condicionado)
  • IEST (Institute of Environmental Sciences and Technology - em português, Instituto de Ciências e Tecnologia do Meio Ambiente)
  • UL (Underwriters Laboratories - em português, Laboratórios das Seguradoras)
  • ISO (International Organization for Standardization - em português, Organização Internacional de Normatização)
  • Cada uma dessas organizações tem uma área de foco, mas suas normas e métodos de testes podem se justapor em alguns casos.

A Camfil Farr tem desenvolvido vários métodos adicionais para prever o desempenho em uso. Primeiramente, determinando o desempenho dos filtros de ar in situ e em segundo lugar, comparando o desempenho de filtros de ar de modelos diferentes.

Contato

(19) 3847-8810 sac@camfil.com

Para mais informações
KEEP UPDATED!

Subscribe to Camfil newsletter