Regulamentação ATEX

Fire

Duas importantes diretrizes estão em total operação por toda a Europa. Essas novas regras são conhecidas como os Diretivos ATEX e se aplicam a fabricantes, fornecedores e usuários de equipamentos projetados para uso em atmosferas potencialmente explosivas (também conhecidas como áreas de alta periculosidade).

Uma atmosfera explosiva é definida como uma mistura de substâncias perigosas (em forma de gases, vapores, névoa ou poeira sob condições atmosféricas) com o ar na qual a combustão se propaga para toda a mistura não-queimada após a ignição.

99/92/EC (ATEX 137) são diretivos referentes ao “uso”, e exigem que os empregadores protejam os trabalhadores do risco de atmosferas explosivas.

Os diretivos 94/9/EC (ATEX 95 or ATEX 100A) “Equipment and Protective Systems for use in potentially explosive atmospheres” (em português, “Equipamentos e Sistemas de Proteção para uso em atmosferas potencialmente explosivas”) se dedicam aos produtos elétricos e não-elétricos para uso em áreas de alta periculosidade (atmosferas de gás, vapor ou poeira). A conformidade com ambos os diretivos da ATEX é um requisito legal em todos os Estados-Membros da União Européia desde 1 de julho de 2003.

Nas aplicações Biofarmacêuticas, é obrigatório possuir filtros classificados pela ATEX em alguns processos (ver quadro).

A Camfil Farr na Europa desenvolveu filtros e caixas terminais HEPA aprovados pela ATEX para uso em indústrias Biofarmacêuticas com o objetivo de evitar qualquer periculosidade eletrostática de gás ou poeira na zona ATEX.

Adicionalmente, a Camfil Farr desenvolveu versões especificamente projetadas e aprovadas pela ATEX da maioria dos filtros e sistemas de fixação geralmente utilizadas nas indústrias Biofarmacêuticas com o objetivo de evitar qualquer periculosidade eletrostática de gás ou poeira em zonas ATEX.

ATEX As soluções ATEX da Camfil Farr são totalmente certificadas de acordo com os requisitos do Diretivo ATEX com a marca apropriada “Ex”, a “ATEX Declaration of Conformity” (em português, “Declaração de Conformidade da ATEX”) e “Instruction for use” (em português, “Instruções de Uso”).

Gas
Dust Areas
Definitions
Category ATEX
Typical suitability of place
0
20
Where an explosive atmosphere is present continuously
1G
Equipment adapted to 0 areas
   
1D
Equipment adapted to 20 areas
1
21
Where an explosive atmosphere is present occasionally
2G
Equipment adapted to 1 areas
   
2D
Equipment adapted to 21 areas
2
22
Where an explosive atmosphere is present sporadically
3G
Equipment adapted to 2 areas
   
3D
Equipment adapted to 22 areas
Contato

(19) 3847-8810 sac@camfil.com

Para mais informações
KEEP UPDATED!

Subscribe to Camfil newsletter