Indoor Air Quality (IAQ)

Visão Geral da Qualidade do Ar Interior

A qualidade do ar interior refere-se ao conteúdo aerossol e de gás, à temperatura e à umidade do ar no interior de uma estrutura. No caso de uma habitação humana, a qualidade do ar é determinada por sua capacidade de manter a saúde e o bem-estar dos indivíduos que ocupam essa estrutura. No caso de processos de manufatura, a qualidade do ar é determinada pela capacidade de fabricar produtos de boa qualidade a custos baixos dentro dessa estrutura.

Por que a qualidade do ar interior baixou tanto?

Durante os anos 70, o uso global de energia tornou-se um importante tópico político e econômico devido às crises energéticas que ocorreram durante aquela década. Logo a seguir, o custo do aquecimento e refrigeração de ar em edificações cresceu e mudanças foram introduzidas nas técnicas de construção. Muitas edificações foram reformadas e equipadas com calefação, barreiras de vapor e portas e janelas novas e firmemente fechadas. As novas técnicas de construção de edificações foram desenvolvidas para reduzir o volume de transferência de calor através das paredes e janelas. Além disso, essas técnicas visavam reduzir o volume de troca ou de infiltração de ar através das paredes, janelas e portas. Conseqüentemente, o aumento de contaminantes e umidade no interior de edificações que no passado proporcionavam um ambiente saudável, tornou-se um problema.

A Síndrome do Edifício Doente é atualmente um rótulo comumente usado para dores de cabeça, irritação nos olhos, irritação no nariz, fatiga e outros sintomas que podem ser relativos ao tempo passado dentro de um edifício ou sala específicos.

As Doenças Relacionadas a Edifícios se referem a uma doença específica passível de diagnóstico e cuja causa pode ser rastreada até uma sala ou um prédio em particular. Como exemplo de uma Doença Relacionada a um Edifício podemos citar a Doença do Legionário (ou legionelose).

Contato

(19) 3847-8810 sac@camfil.com

Para mais informações
KEEP UPDATED!

Subscribe to Camfil newsletter