Amianto

O amianto é um material mineral inorgânico e fibroso largamente utilizado no isolamento em construções, em sistemas de climatização e em outros materiais de construção no meio do século passado. Foi banido nos anos 70 e um esforço intenso de remoção tem ocorrido. Cerca de 20% das edificações nos Estados Unidos possui algum tipo de material contendo amianto friável em sua composição. Um material que contém amianto é chamado de friável se o material pode ser despedaçado, triturado ou reduzido a pó em suas próprias mãos.

O Departamento de Saúde, Educação e Bem-Estar dos Estados Undidos relatou que em 20 cidades norte-americanas as concentrações de amianto suspensas no ar chegavam a uma média de 0,0006 fibras por centímetro cúbico (fibras/cm³) e podiam alcançar até 0,007 fibras/cm³. A Academia Nacional de Ciências concluiu que a média de concentração no ar de exteriores por todo o país é de 0,0004 fibras/cm³.

O amianto (ou asbesto) causa asbestose, ou fibrose pulmonar, às vezes levando ao câncer. Ele também causa câncer da laringe e suspeita-se que seja causador de câncer do trato gastro-intestinal. Geralmente os indivíduos que desenvolvem sérios problemas de saúde devido à sua exposição são aqueles que foram expostos a altas concentrações de fibras de amianto no ar.

O amianto não é considerado perigoso, a menos que fibras de amianto originárias do material contendo amianto sejam liberadas no ar. Os materiais secos aplicáveis se encontram geralmente na categoria que pode liberar fibras. Em muitos casos, o amianto é envolto por uma cobertura selante que reduz ou elimina a liberação de fibras no ar.

Contato

(19) 3847-8810 sac@camfil.com

Para mais informações
KEEP UPDATED!

Subscribe to Camfil newsletter